O objetivo deste glossário é informar de maneira rápida e simplificada os termos de caráter técnico presentes neste site. Várias definições* foram tiradas de:
KYTE, Lydiane; KLEYN, John. Plants from test tubes, an introduction to micropopagation. Portland, Oregon, U.S.A.: Timber Press, Inc. 3ª edição, 2003
cultivo das mudas procedentes do laboratório in vitro, em condições in vivo. Após a aclimatização, as mudas podem ser cultivadas normalmente.
Agricultura orgânica é um sistema de gerenciamento total da produção agrícola com vistas a promover e realçar a saúde do meio ambiente, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Nesse sentido, a agricultura orgânica enfatiza o uso de práticas de manejo em oposição ao uso de elementos estranhos ao meio rural. Isso abrange, sempre que possível, a administração de conhecimentos agronômicos, biológicos e até mesmo mecânicos. Mas exclui a adoção de substâncias químicas ou outros materiais sintéticos que desempenhem no solo funções estranhas às desempenhadas pelo ecossistema. [Esta definição de agricultura orgânica foi formulada em julho de 1999, pelo Codex Alimentarius, o mais alto organismo internacional em matéria de alimentação, filiado à Food and Agriculture Organization (FAO)].
auditoria do processo produtivo conforme as normas do ministério da agricultura. O nosso viveiro é auditado por uma empresa independente, IBD.
propagação a partir do explante.
autorizada a multiplicar as plantas do obtentor.
construção para o cultivo de plantas em meio protegido.
qualquer parte(meristema, folha, gema,raiz, etc...) retirada de uma planta, que permite o início de um cultivo in vitro no laboratório.
literalmente, em vidro (latim), se refere ao cultivo em condições artificiais em laboratório.
literalmente, em vida (latim). Ocorrendo naturalmente ou sob condições naturais, não in vitro.
laboratório (de micropropagação):
na produção de mudas representa uma unidade de produção de plantas, que possibilita a obtenção de material sadio, homogêneo e de qualidade.
corresponde a boa performance das mudas no decorrer de vários anos (crescimento, produção e produtividade).
multiplicação vegetativa in vitro a partir do explante. São usados também os termos'cultura de tecido' ou 1cultivo in vitro'.
vírus, bactérias ou outros organismos não visíveis a olho nu que afetam as plantas negativamente.
criador de uma nova variedade, que após vários anos de cruzamentos e seleções lança no mercado a sua novidade, e passa a ter direitos sobre a comercialização destas plantas.
uma planta a partir da qual outras plantas são iniciadas; uma planta fonte de explantes.
refere-se ao amparo legal do obtentor sobre uma variedade.
propagação a partir da semente.
que se refere à atividade sustentável.
é toda atividade que pode ser garantida para as futuras gerações com mínima perda da qualidade original. Uma atividade pode ser social, econômica, cultural ou ambientalmente sustentável.