clonagri@clonagri.com (19) 3802-1880 e (19) 9 8178-5511

Glossário

O objetivo deste glossário é informar de maneira rápida e simplificada os termos de caráter técnico presentes neste site. Várias definições* foram tiradas de:

KYTE, Lydiane; KLEYN, John. Plants from test tubes, an introduction to micropopagation. Portland, Oregon, U.S.A.: Timber Press, Inc. 3ª edição, 2003

 

aclimatizar:

cultivo das mudas procedentes do laboratório in vitro, em condições in vivo. Após a aclimatização, as mudas podem ser cultivadas normalmente.

 

agricultura orgânica:

Agricultura orgânica é um sistema de gerenciamento total da produção agrícola com vistas a promover e realçar a saúde do meio ambiente, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Nesse sentido, a agricultura orgânica enfatiza o uso de práticas de manejo em oposição ao uso de elementos estranhos ao meio rural. Isso abrange, sempre que possível, a administração de conhecimentos agronômicos, biológicos e até mesmo mecânicos. Mas exclui a adoção de substâncias químicas ou outros materiais sintéticos que desempenhem no solo funções estranhas às desempenhadas pelo ecossistema. [Esta definição de agricultura orgânica foi formulada em julho de 1999, pelo Codex Alimentarius, o mais alto organismo internacional em matéria de alimentação, filiado à Food and Agriculture Organization (FAO)].

 

certificação orgânica:

auditoria do processo produtivo conforme as normas do ministério da agricultura. O nosso viveiro é auditado por uma empresa independente, IBD.

 

clonagem:

propagação a partir do explante.

 

credenciada:

autorizada a multiplicar as plantas do obtentor.

 

estufa:

construção para o cultivo de plantas em meio protegido.

 

explante*:

qualquer parte(meristema, folha, gema,raiz, etc...) retirada de uma planta, que permite o início de um cultivo in vitro no laboratório.

 

in vitro*:

literalmente, em vidro (latim), se refere ao cultivo em condições artificiais em laboratório.

 

in vivo*:

literalmente, em vida (latim). Ocorrendo naturalmente ou sob condições naturais, não in vitro.

 

laboratório (de micropropagação):

na produção de mudas representa uma unidade de produção de plantas, que possibilita a obtenção de material sadio, homogêneo e de qualidade.

 

material de qualidade:

corresponde a boa performance das mudas no decorrer de vários anos (crescimento, produção e produtividade).

 

micropropagação:

multiplicação vegetativa in vitro a partir do explante. São usados também os termos'cultura de tecido' ou 1cultivo in vitro'.

 

microorganismos patógenos:

vírus, bactérias ou outros organismos não visíveis a olho nu que afetam as plantas negativamente.

 

obtentor:

criador de uma nova variedade, que após vários anos de cruzamentos e seleções lança no mercado a sua novidade, e passa a ter direitos sobre a comercialização destas plantas.

 

planta matriz*:

uma planta a partir da qual outras plantas são iniciadas; uma planta fonte de explantes.

 

protegida:

refere-se ao amparo legal do obtentor sobre uma variedade.

 

semeadura:

propagação a partir da semente.

 

sustentabilidade:

que se refere à atividade sustentável.

 

sustentável (atividade):

é toda atividade que pode ser garantida para as futuras gerações com mínima perda da qualidade original. Uma atividade pode ser social, econômica, cultural ou ambientalmente sustentável.